Muitas novelas foram sucesso na televisão brasileira, com sucesso absoluto de audiência e que alavancaram autores e atores.

1. Roque Santeiro, de Dias Gomes e Aguinaldo Silva (1985/86)

Sátira política que deu certo entre as novelas brasileiras, Roque Santeiro, de Dias Gomes, foi exibida entre 1985 e 1986 no horário inerte da Globo. A intriga se passa na fictícia Asa Branca, na qual os habitantes vivem em ofício dos milagres do coroinha e artífice Roque Santeiro (José Wilker), um mártir do município. No entanto, o falsário retorna aproximadamente vinte anos depois, vivo da silva, e ameaça a ordem fixada pelas autoridades políticas e religiosas locais.
A novela foi exibida em 209 capítulos, substituindo Corpo a Corpo e sendo substituída por Selva de Pedra.
Em 2008 ganhou uma adaptação feita em formato de romance por Mauro Alencar para a coleção Grandes Novelas da Editora Globo. Em 2012, foi eleita pelo portal Terra uma das cinquenta melhores novelas de todos os tempos. Em 2016, a revista Veja elegeu Roque Santeiro como a terceira “Melhor Telenovela Brasileira” de todos os tempos.
Elenco: Lima Duarte, Regina Duarte, José Wilker, Cláudia Raia, Yoná Magalhães, Patrícia Pillar, Maurício Mattar, Jorge Fernando, Cássia Kiss e outros.
2. O Rei do Gado, de Benedito Ruy Barbosa (1996)

De Benedito Ruy Barbosa, a novela, dividida em duas fases, movimentou um debate sobre a guerra por posse de terra ao acompanhar o romance do pecuarista Bruno Mezenga (Antonio Fagundes) com a boia-fria Luana (Aguardente Pillar). Além das diferenças sociais, o casal necessita afrontar a guerra de suas famílias, os Mezenga e os Berdinazi. Exibida na Globo, entre 1997 e 98, o folhetim similarmente ajudou a incitar a música sertaneja com sua forte trilha sonora.
A novela foi exibida em 209 capítulos, substituindo O Fim do Mundo e sendo substituída por A Indomada.
Elenco: Antônio Fagundes, Glória Pires, Patrícia Pillar, Tarcísio Meira, Fábio Assunção, Marcello Antony, Oscar Magrini, Raul Cortez, Vera Fischer, Stênio Garcia e outros.
3. A Próxima Vítima, de Silvio de Abreu (1995)

Thriller policial originado por Silvio de Abreu, A Próxima Vítima, de 1995, conquistou com um intrigante suspense e com um grande elenco. Distintas famílias em São Paulo se encontram em meio a uma série de homicídios, que parecem não ter semelhança entre si. A acadêmica de Direito Irene (Vivianne Pasmanter) e o investigador Olavo (Paulo Betti) iniciam uma investigação para encontrar quem é o nebuloso malfeitor e quem será a próxima vítima.
A novela foi exibida em 203 capítulos, substituindo Pátria Minha e substituída por Explode Coração.
Em 2012, foi eleita pelo Portal Terra uma das cinquenta melhores novelas de todos os tempos.
Elenco: Tony Ramos, Vera Holtz, Lima Duarte, José Wilker, Aracy Balabaniam, Francisco Cuoco, Yoná Magalhães, Suzana Viera, Rosamaria Murtinho, Selton Mello, Reginaldo Faria e outros.
4. O Clone, de Gloria Perez (2001)

Foram vários e intensos os assuntos tratados no folhetim de Gloria Perez. Clonagem humana, vícios e cultura árabe conduziram a intriga, que girava em redor do romance entre a muçulmana Jade (Giovanna Antonelli) e o brasileiro Lucas (Murilo Benício). A trama global ficou no ar entre 2001 e 2002 e quase foi prejudicada pelos atentados de 11 de setembro, que ocorreram pouco antes de sua estreia. Porém, a audiência não foi abalada.
A novela foi exibida em 221 capítulos, substituindo Porto dos Milagres e sendo substituída por Esperança.
Foi eleita pelo jornal espanhol 20 minutos como a melhor telenovela brasileira, e uma das cinquenta melhores de todos os tempos pelo Portal Terra.
Elenco: Antonio Calloni, Cissa Guimarães, Dalton Vigh, Giovanna Antonelli, Francisco Cuoco, Marcelo Novaes, Murílio Benício, Vera Vischer, Juliana Paes e outros.
5. Senhora do Destino, de Aguinaldo Silva (2004)

Como esquecer a figura de Nazaré Tedesco? A vilã, interpretada em duas fases por Adriana Esteves e Renata Sorrah, é até hoje referência na cultura pop nacional e domina memes na internet. Na intriga de Aguinaldo Silva, exibida entre 2004 e 2005, na Globo, a figura sequestra uma criança recém-nascida, filha de Maria do Carmo (Carolina Dieckmann, Susana Vieira no futuro). A procura pela menina marca a intriga – do mesmo jeito que os assassinatos de Nazaré, que usa escadas e tesouras para completá-los.
A novela foi exibida em 221 capítulos, substituindo Celebridade e sendo substituída por América.
Elenco: Renata Sorrah, José Wilker, Carolina Dieckmann, Susana Vieira, Adriana Esteves, José de Abreu, José Mayer, Tarcísio Meira, Leandra Leal e outros.
Além destas, muitas outras novelas foram marcantes na Tv brasileira e até mesmo no mundo, como: O Bem Amado, Pantanal, Vale Tudo, Avenida Brasil, Que Rei Sou Eu?, Beto Rockfeller, Tieta, Selva de Pedra, Irmãos Coragem, Pecado Capital, Dancin’ Days”, O Astro, entre muitas outras.